Por Que É Importante a Carga Viral?

O que é HIV?

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico. O HIV se multiplica de modo descontrolado e destrói as células CD4 que protegem o corpo contra as doenças e infecções. 

Podem pensar no sistema imunológico e nas células CD4 como soldados que protegem o corpo e no HIV como bichinhos que atacam o sistema imunológico e reduzem o número de células CD4, deixando outras doenças entrarem no corpo.  

O que é TARV?

Apesar do HIV não ter cura, existem medicamentos conhecidos como tratamento anti-retroviral (TARV).  O TARV impede o vírus de se multiplicar e de destruir o sistema imunológico.  Tomando TARV as pessoas podem se sentir melhor, ter menos doenças, e viver uma vida normal e saudável.

Testar e iniciar significa TARV universal para todos os adultos, adolescentes e crianças vivendo com HIV. O TARV é gratuito nas unidades sanitárias públicas em Moçambique.

O que é carga viral?

O risco de transmitir o vírus do HIV está directamente relacionado à quantidade do vírus no sangue. A análise para saber se a quantidade de vírus no sangue é alta ou baixa chama-se carga viral. Se uma pessoa tem carga viral baixa significa que tem menos chances de transmitir o vírus a outros, incluindo ao parceiro ou ao bebé.

Como manter a carga viral baixa?

A adesão (toma diária dos medicamentos) e a retenção (levantamento dos medicamentos e consultas regulares) são essenciais para alcançar e manter a carga viral baixa para reduzir ou eliminar a transmissão do HIV.  O objectivo do TARV é de atingir carga viral indetectável.

A toma dos medicamentos deve continuar ao longo da vida, mesmo quando o paciente se sente bem.

Como e quando fazer o teste de carga viral?

O teste de carga viral é feito através da colecta de sangue.  Os pacientes devem receber os seus resultados num prazo máximo de 30 dias.

Os pacientes seropositivos devem fazer exame de carga viral após 6 meses de TARV e dai em diante passam a fazer de 12 em 12 meses. O clínico pode pedir a carga viral em menos tempo se identificar necessidade para tal. 

A impossibilidade de fazer análises laboratoriais (incluindo de carga viral) em uma unidade sanitária não deve impedir o paciente de iniciar o TARV.

O que significa o resultado do teste de carga viral?

Quando o resultado do teste da carga viral é alto (acima de 1000 cópias/ml) significa que a quantidade de vírus no sangue é alta.  Uma das causas importantes de carga viral alta é a toma irregular de medicamentos. Isto é quando o paciente não tem hora fixa diária para tomar os medicamentos ou quando alterna tendo dias em que toma e dias em  que não toma os medicamentos.

Em alguns casos os pacientes podem tomar correctamente os medicamentos mas o próprio vírus muda e torna-se resistente. A resistência permanente aos medicamentos cria carga viral alta e prejudica a saúde do paciente, limitando as opções de tratamento no futuro. Também as mães seropositivas podem transmitir aos bebés durante a gravidez, parto, ou amamentação um vírus resistente aos medicamentos.  Mesmo que uma pessoa com vírus resistente tome correctamente os medicamentos, esses não farão efeito.

Se um paciente toma os medicamentos correctamente e estes estão a funcionar, o HIV fica controlado e deixa de se reproduzir, ou seja, a pessoa passa a ter carga viral indetectável. 

Quando o resultado da carga viral é indetectável é muito importante continuar a toma correcta do TARV para manter-se saudável.